26 de jun de 2009

RECEITA PÃO CASEIRO


Pessoal, esta receita eu faço há anos... É super prática, econômica e muito saborosa.... Dinâmica também.... com a massa do pão, faço rosquinhas, fatias húngaras, pizza, torta de frango, pão sírio e o que quiser com recheios doces ou salgados.

Espero que gostem. Se quiserem fazer integral, substitua metade da farinha de trigo branca por integral, farinha de aveia, aveia em flocos grandes, um pouco de linhaça e quinoa. Ja coloquei até castanha do pará. Ficou ótimo.





PÃO CASEIRO

4 copos de água morna
7 colheres de açúcar
1 colher de sal
1 copo (faltando um dedo para encher) de óleo
2 colheres bem cheia de fermento para pão
1 ½ farinha de trigo

Coloque todos os ingredientes exceto a farinha de trigo, deixe o fermento agir por alguns minutos. Coloque a farinha de trigo aos poucos, sovando sempre. Deixe a massa homogênea e soltando das mãos. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Abra a massa, enrole os pães e deixe crescer. Asse em forno quente.

Rosquinhas

Se for fazer rosquinhas, corte pequenos pedaços de massa enrole ou faça tranças e deixe crescer. Passe em leite fervido com açúcar (coloque cravo e canela pra ficar "cheirosinhas" e deixe apurar um pouco pra não ficar com gosto de pão molhado) e polvilhe com coco ralado. 


Fatias Húngaras


Se for fazer rosquinhas recheadas, abra a massa passe leite condensado misturado com margarina e um pouco de coco, enrole como se fosse um rocambole, corte rosquinhas do tamanho desejado, deixe crescer, asse em forno quente. Retire ainda quente, passe no leite fervido com açúcar e polvilhe com coco ralado.

Se quiser fazer pizza, proceda do mesmo modo, mas coloque somente 5 colheres de açúcar. Abra a massa e corte do tamanho desejado. Deixe crescer. Faça furos com um garfo e passe um molho com orégano, com um pincel pra massa ficar coloridinha. Pré asse. Pode-se guardar a massa em sacos plástico, ou depois de pré assado, coloque o recheio de sua preferência. Asse até derreter o queijo.



Pão sírio


A mesma massa do pão caseiro, abra com um rolo numa espessua não mto fina e com um cortador do tamanho desejado, passe um pouco de trigo no lado que ficara na forma e deixe descansar uns 10 minutinhos. Ponha pra assar em forno quente. Quando ficar fofinho tire, nao deixe corar, uma média de 2 minutos. Importante não furar a massa como a da pizza, senão ele não fica "fofo". deixe esfriar e guarde em sacos plásticos. Se ficar fora ele irá se desidratar rapidamente ok?

1 comentários: