4 de out de 2011

A MELHOR RESOLUÇÃO PARA O ANO NOVO: TOME INICIATIVA

O maior erro na vida é você pensar que trabalha para alguma outra pessoa. É verdade, você tem um chefe e recebe um cheque de pagamento de uma companhia – mas, definitivamente, você é dono de seu próprio destino. Você decide que patamar quer alcançar em sua carreira, e o que realizará em sua vida. 

Não obstante sua situação, você pode fazer diferença. A cada dia você tem a possibilidade de se superar, de crescer, de ser excepcional. Tudo depende da sua iniciativa – por exemplo, começar algo no trabalho sem esperar que seu chefe lhe diga o que, quando e como tem de fazer. Você conhece melhor os detalhes de seu trabalho – e sabe melhor do que ninguém como poderia melhorar seu desempenho. Sabe como resolver problemas, e satisfazer os clientes de sua empresa.

Numa pesquisa online feita por um site americano, pessoas empregadas foram perguntadas, “o que é mais importante para progredir no trabalho?” Das 7.760 pessoas que responderam, 55% responderam que “tomar iniciativa” é o mais importante.

Precisa de mais razões para fazer isso no seu trabalho? Uma pesquisa recente entre executivos perguntou: “qual é a melhor maneira para que os seus empregados ganhem uma promoção e/ou um aumento?” 82% das respostas foi “pedir mais trabalho e mais responsabilidades.”

A iniciativa é a chave para o progresso de sua carreira e de sua vida. Como chegamos ao ano novo, este é o momento perfeito para rever algumas definições que lhe ajudarão fazer diferença definitiva e positiva no trabalho. Aqui estão algumas idéias:

  • Procure por maneiras novas para fazer seu trabalho – e não por razões para não fazê-lo.
  • Decida o que necessita, e comunique a quem deve, antes que alguma outra pessoa o faça.
  • Confie na sua intuição e faça o que acha que deve ser feito.
  • Arrisque-se a expressar suas opiniões antes que uma decisão seja tomada. Uma vez que ela esteja tomada, agüente firme, mesmo se não concorda com os resultados.
  • Faça uma lista das coisas que você mudaria em sua companhia, junto com suas razões para as mudar.
  • Dê prioridade à lista e cuide, por primeiro, dos itens que a encabeçam.
  • Ofereça-se para atribuições desafiadoras ou diferentes das suas.
  • Evite o jogo de culpa. Quando você responsabiliza alguma outra pessoa por um problema ou por um erro, pare e pergunte: “como podemos reparar isto juntos?”
  • Ignore as pessoas que dizem que algo não pode ser feito.
  • Vá sempre além das expectativas da sua posição.
  • Desenvolva e alimente uma rede ativa de relacionamentos dentro de sua organização.
  • Descubra quem são seus clientes e aprenda como sua companhia ganha o dinheiro deles.
  • Aumente sua influência nas reuniões contribuindo com antecedência e freqüência. E pense antes de falar.

A inovação é a faísca que sustenta e move você para frente e para cima. Por isso comece o novo ano com o pé direito. Comprometa-se a tomar a iniciativa. (por Secretária Executiva)

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